Volkswagen apresenta Fox e Polo BlueMotion em Conferência Rio+20

.

• Reconhecido internacionalmente por sua eficiência, o conceito BlueMotion Technologies abrange alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribui para preservar os recursos energéticos
• Polo BlueMotion consome 15% menos combustível do que sua versão tradicional, já o Fox Bluemotion, oferece 10% de economia
• Durante a Conferência Rio+20, Volkswagen mostra o conceito “Think Blue.” por meio dos dois modelos

Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido são desenvolvidos com base no conceito BlueMotion Technologies, como o Fox e o Polo BlueMotion, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, essas tecnologias abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribuem para preservar os recursos energéticos.

O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com este conceito. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). O Polo BlueMotion, por exemplo, consome 15% menos combustível do que a versão tradicional do Polo.

Os veículos BlueMotion, em geral, utilizam materiais de alta resistência que os tornam mais leves; têm inovações em design para melhorar a aerodinâmica; pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, entre outros itens inovadores.

O nome BlueMotion não é apenas a designação de uma série ecológica, mas carrega consigo o posicionamento e a atitude do Grupo Volkswagen. “Blue”, que significa “azul” em inglês, é a cor corporativa da marca e, assim como no conceito “Think Blue.”, remete a elementos naturais a serem preservados, como água e ar. “Motion”, que por sua vez quer dizer “movimento”, incorpora o aspecto dinâmico, da mobilidade voltada para o futuro.
.
Fox BlueMotion


Mais do que apresentar uma versão ambientalmente correta, a Volkswagen fez questão de tornar o Fox BlueMotion uma opção acessível: seu preço está posicionado cerca de 3% acima do valor do Fox 1.6 “normal”, uma diferença facilmente amortizável em curto prazo pela economia proporcionada pela versão “ecológica”.


Com um estilo voltado à eficiência, o Fox BlueMotion teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi analisado buscando o menor arrasto. A grade frontal superior tem formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, garantindo eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características do DNA da marca Volkswagen.

Com a utilização de “pneus verdes”, que contém maior quantidade de sílica na sua composição, associado a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro), foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%. Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.


Para auxiliar o motorista a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico. Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.


O desenvolvimento do Fox BlueMotion envolveu centenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen. Foram realizados testes de laboratórios em dinamômetros no Brasil e na Alemanha para aferir o desempenho e a resistência do motor, ao mesmo tempo em que milhares de quilômetros foram percorridos em estradas e pistas sob as mais diversas condições climáticas, adequando o carro para os mais diferentes tipos de utilização.

.
Polo BlueMotion

A versão BlueMotion do Polo garante uma redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Além das alterações mecânicas e eletrônicas que foram estudadas para diminuir os índices de consumo e emissões, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, o Polo BlueMotion exibe uma série de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, um fator que, por si só, melhora a resistência aerodinâmica e diminui sensivelmente o consumo.


Começando pela parte frontal, o modelo exibe uma grade com desenho diferenciado. Com menos aletas, ela gera menos turbulência quando o carro entra em movimento. O modelo também ganhou um spoiler integrado ao parachoque, outra solução que melhora a penetração aerodinâmica.
O jogo de pneus “ecológicos” 165/70 R14 usados no modelo também cumpre uma função ambientalmente adequada. A maior quantidade de sílica presente em sua composição diminui o atrito com o piso (sem diminuir a aderência), o que exige menos esforço do motor para tracionar o veículo com eficiência e segurança.


Outro cuidado da Engenharia da Volkswagen: a suspensão do Polo BlueMotion foi rebaixada, com o intuito de também aprimorar a penetração aerodinâmica. A direção com assistência eletro-hidráulica é outro recurso adotado para diminuir sensivelmente os níveis de emissões e de consumo, pois exige menos esforço do motor.

.
Participação da Volkswagen na Rio+20

Durante a Rio+20, a Volkswagen apresenta sua iniciativa global “Think Blue.”, idealizada pelo Grupo Volkswagen, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Além de expor esse conceito, o objetivo da participação da Volkswagen nesse importante evento é deixar claro o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável e apresentar suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.

Com a meta de se tornar o fabricante de veículos mais sustentável do mundo, o Grupo Volkswagen lançou em 2010 o “Think Blue.“, por meio do qual a marca busca aumentar a consciência pública para a ação sustentável. O conceito “”Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos, por meio do conceito “Think Blue. Factory.”

No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela Volkswagen há alguns anos, como o investimento em energias renováveis, por meio da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a reciclagem e reutilização de materiais na produção, o desenvolvimento de veículos com o conceito BlueMotion, como o Polo e o recém-lançado Fox, entre muitas outras ações.

Dentro da ampla estrutura da Rio+20, a Volkswagen conta com seu próprio espaço, instalado no Parque dos Atletas, em uma área total de 350 m2. O estande foi desenvolvido para mostrar o conceito “Think Blue.” por meio dos produtos Fox BlueMotion e Polo BlueMotion, projetos sobre energias renováveis e reutilização de materiais, inovações da marca, projetos da Fundação Volkswagen, apresentação do protótipo do novo e-Bulli (veículo movido por um motor elétrico) e outras iniciativas sociais.

Fonte: Volkswagen do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s