Fábrica da Volkswagen no Paraná conquista pela terceira vez o Prêmio Expressão de Ecologia

.

  • Empresa recebeu hoje o Troféu Onda Verde no 19º Prêmio Expressão de Ecologia, com as ações para reduzir o consumo de energia elétrica
  • Volkswagen é a única empresa do setor automotivo entre os vencedores das 20 categorias
  • Projeto de reflorestamento e uso de tinta à base de água na pintura de automóveis também foram reconhecidos em edições anteriores

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) conquistou hoje (21/9), durante o Fórum de Gestão Sustentável 2012 em Florianópolis (SC), o Troféu Onda Verde no 19º Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importante prêmios ambientais do Sul do País. A empresa foi premiada na categoria “Conservação de Insumos de Produção – Energia” com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia, entre elas a instalação de telhas transparentes nas áreas produtivas para ampliar a incidência da iluminação natural.

A Volkswagen, única empresa do setor automotivo entre os vencedores das 20 categorias, recebeu o troféu Onda Verde pela terceira vez. Em 2009, a fábrica foi a vencedora por seu projeto de reflorestamento, por meio do qual realizou o plantio de mais 100 mil mudas de espécies nativas desde 1999, ano de sua inauguração. Em 2002, a fábrica também recebeu o troféu pelo uso de tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes.

“A fábrica de São José dos Pinhais foi concebida para ser uma das mais modernas e sustentáveis do Grupo Volkswagen no mundo. Os reconhecimentos ambientais confirmam o nosso compromisso em criar soluções que protegem e valorizam o meio ambiente”, disse o diretor da unidade, Volker Germann.

Referência em sustentabilidade ambiental

A Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais é considerada uma das mais modernas e é referência em sustentabilidade ambiental no Grupo Volkswagen em todo o mundo, por uma série de iniciativas implementadas nos processos industriais para garantir que os recursos naturais sejam utilizados com eficiência. A unidade já nasceu com o conceito de escritórios com base na gestão sustentável, privilegiando a iluminação natural.

Como forma de incentivar a cultura da sustentabilidade ambiental, a unidade inaugurou neste ano um percurso diferente para receber a visita do público externo à fábrica: o “Caminho da Sustentabilidade”. Os visitantes têm a oportunidade de conferir de perto a alta tecnologia da empresa na fabricação de um veículo e as principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental.

O “Caminho da Sustentabilidade” consiste na visita pelas áreas produtivas (Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final) e pela área externa (viveiro, estação de tratamento de efluentes e ponto de recarga de água pluvial), para visualizar a inovação dos processos produtivos da Volkswagen, aliada às melhores práticas de conservação dos recursos naturais.

“A Volkswagen é reconhecida mundialmente pelas ações voltadas à sustentabilidade, incluindo os veículos BlueMotion, com índices reduzidos de consumo e de emissões, e as iniciativas e soluções em favor do meio ambiente com o conceito “Think Blue. Factory.”. Como parte desta estratégia, o Caminho evidencia as ações implementadas que resultaram em maior eficiência energética e ambiental e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade,” afirmou Germann.

Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a fábrica possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. A unidade conta com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade o ar, das águas superficiais e subterrâneas. A fábrica também possui um sistema de captação e utilização de água pluvial.

A madeira das embalagens de peças usadas na linha de produção tem destino sustentável pois é reaproveitada. Uma parte do material volta para a indústria de madeira, que o reutiliza como embalagem ou insumo para construção civil. Outra parte da madeira é transformada em peças de artesanato diferenciadas, móveis e brinquedos ecologicamente corretos, como casa de bonecas, pelas mãos de artesãos do Paraná e de Santa Catarina. Assim, além de trazer benefícios ao meio ambiente, o material reciclado da fábrica gera renda para muitas pessoas.

Fábrica do Paraná conquistou pela 3ª vez o Prêmio Expressão de Ecologia com as ações visando eficiência energética e ambiental

Unidade já nasceu com o conceito de escritórios com base na gestão sustentável, privilegiando a luz natural

*fonte: Blog da Volkswagen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s