Volkswagen diz que vive melhor ano de sua história no Brasil

Montadora cresce em vendas e deverá bater recorde de produção.
Marca amplia oferta de carros de entrada e trabalha na sucessora da Kombi.

“Vai ser o maior ano da história da Volkswagen do Brasil”, declarou, na última quarta-feira (28), o presidente da filial da montadora, Thomas Schmall, ao adiantar um balanço de 2012. As vendas, de janeiro até outubro, passaram de 635 mil unidades, volume 11% maior que em igual período do ano passado.

A fabricante já comemora o 26º ano consecutivo do Gol como o carro mais vendido do Brasil, estima que fechará o ano com 850 mil unidades produzidas, superando o recorde de 2011, e também chega à marca de 3 milhões de unidades exportadas desde 1970.

Em 2013, quando vai completar 60 anos no país, o principal foco de investimento da Volkswagen será em produtos, destacou Schmall. O Brasil é o segundo maior mercado da marca VW no mundo, atrás apenas da China, e o terceiro para o Grupo Volkswagen (que inclui marcas como a Audi). Até 2016, a montadora pretende investir R$ 8,7 bilhões no país.

Mais modelos de entrada

Schmall, reafirmou que a montadora pretende aumentar a oferta de modelos de entrada, os carros mais baratos. Mas disse que ainda não está certo se, para isso, usará apenas uma fábrica ou se serão necessárias duas. “Depende do mercado”, respondeu, referindo-se ao volume de vendas.

Apesar de a Volkswagen não confirmar, Taubaté, no interior de SP, é uma das fábricas cotadas para receber o futuro compacto, pois tem recebido constantes investimentos da montadora. Foi lá que, em 2011, ao anunciar uma nova área de pintura para essa unidade, Schmall declarou que a VW pretendia fazer um carro no Brasil com preço inferior ao do Gol G4 (Geração 4, anterior à do Novo Gol, atualmente o carro mais barato da VW no país).

Gol em primeiro

Até o último dia 27, o Gol teve emplacadas 260,7 mil unidades neste ano, considerando as vendas do G4 e do Novo Gol, segundo a fabricante. Assim, ele segue no topo do ranking de vendas com certa tranquilidade, com 26,8 mil unidades de vantagem sobre o Fiat Uno, vice-líder, ainda de acordo com a VW. O número de vendas do Uno considera o Novo Uno e o Mille. “O Novo Gol, sozinho, tem a mesma participação de mercado que o segundo colocado com dois modelos”, disse Schmall. O Gol também é o modelo mais exportado do Brasil, correspondendo a um terço das vendas da marca para o exterior. Ele chegou a 66 países.

Taigun e Kombi

Schmall também não deu detalhes da chegada do Taigun, SUV mostrado pela primeira vez para o mundo no Salão de São Paulo, em outubro passado. Como a montadora já havia afirmado no evento, ele, que apareceu como um conceito, entrará em produção. Porém, ainda que a VW chame o Taigun de “tributo ao Brasil”, ela ainda não confirma se o carro será fabricado aqui ou em outro país e nem quando será lançado.

O que já é certo é o início das vendas do Novo Fusca (nova geração do Beetle), do Tiguan com o pacote “esportivo” R-Line e do cupê CC.

Questionado sobre o provável encerramento da produção da Kombi, o presidente da VW do Brasil despistou. “Estamos produzindo 120 unidades por dia, posso aumentar mais dois turnos”, disse. A questão, porém, é como manter o modelo a partir de 2014, quando passar a ser obrigatório que veículos novos saiam de fábrica com airbag duplo e freios ABS.

Schmall diz que pode até ser possível adaptar esses equipamentos à Kombi, mas não se sabe se o custo compensa. E já admite que a montadora planeja uma sucessora: “Trabalhamos fortemente para manter um modelo similar. Temos um plano B”, disse. No entanto, a ideia não é lançar a “nova Kombi”: “Ela é um filho único, não vai haver uma segunda Kombi.”

“Ela é um filho único, não vai haver uma segunda Kombi.”

Thomas Schmall, presidente da VW do Brasil

Conceito Bulli pode inspirar o ‘plano B’, caso a
Kombi saia de linha

*Fonte: g1.globo.com/carros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s